Identidade para o governo digital
Aproveite também para se cadastrar na Identidade para o Governo Digital, programa criado pelo Governo do Paraná que oferecerá serviços com mais segurança, tais como: acesso a contracheques, contribuições previdenciárias, perícias médicas, Sistema de Assistência à Saúde, entre outros benefícios. É preciso confirmar a biometria em postos de coleta que serão disponibilizados em locais estratégicos.
Por isso, deixe seu cadastro em dia. É bom para o Estado e melhor ainda para você.
Mais informações com o setor de Recursos Humanos das unidades.
O que é?
É um projeto do Governo Federal que permite ao empregador enviar informações relacionadas às obrigações fiscais dos seus empregados, de forma unificada. São elas:
- Caixa - FGTS
- Ministério do Trabalho
- Previdência Social
- INSS
- Receita Federal
Quais as vantagens?
O eSocial é um programa que vai facilitar a gestão das empresas. Ele substituirá 15 prestações de informações ao Governo Federal por apenas uma. De uma só vez, a Secretaria de Administração poderá prestar informações aos seguintes orgãos.
- Caixa Econômica Federal
- INSS
- Ministério do Trabalho
- Receita Federal do Brasil
- Secretaria de Previdência
Para mais informações acesse portal.esocial.gov.br
O que é?
É uma medida preventiva à rejeição dos dados do eSocial.
Os dados cadastrais dos empregadores serão confrontados com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Já os dados cadastrais dos trabalhadores serão confrontados com a base do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
O que é?
O Atualiza é um programa do Governo do Estado que tem como objetivo manter atualizados os cadastros dos servidores do Poder Executivo. Essa atualização é obrigatória e precisa ser realizada por todos os servidores e empregados públicos, civis e militares da ativa, da Administração Direta, Autarquias e as de regime especial.
Além da atualização do cadastro funcional de cada servidor, o programa atende às exigências do Governo Federal, preparando a base de dados para o eSocial, sistema que unificará as informações dos trabalhadores.
E se eu não me cadastrar?
A omissão de informações, inclusão de dados errôneos e o não cumprimento dos prazos estabelecidos pode acarretar em penalidades administrativas, civis e criminais.
Objetivo
Criar uma alternativa segura para interação entre o governo e cidadãos, inclusive para a prestação de serviços públicos a qualquer momento utilizando múltiplos tipos de dispositivos.
Benefícios
- Oferta de novos serviços com maior segurança de acesso.
- Uso pelos funcionários públicos, oferecendo maior segurança e rastreabilidade nas operações realizadas.
- Serviços personalizados ao cidadão, conforme o seu perfil.
- O uso de aplicativos com a Identidade Digital poderá permitir notificações do governo de forma proativa, conforme perfil do cidadão.
Quando fazer?
Período: De 13/09/2017 a 31/05/2018
Cronograma:
Etapa | Órgão/Quadro | Período |
Grupo 1 | PMPR/Detran | 13/09/17 a 29/10/17 |
Grupo 2 | Demais Órgãos | 31/10/17 a 31/12/17 |
Grupo 3 | SEED/CEPR/Fundepar | 02/01/18 a 31/05/18 |
1. É preciso algum documento para a atualização cadastral?
Somente se houver inclusão de dependentes haverá necessidade de apresentar documentação, que deve ser encaminhada à unidade de Recursos Humanos à qual pertence.
2. Com quem entrar em contato se houver discordância entre os dados?
Qualquer divergência de informação poderá ser verificada no site do eSocial. Os dados inconsistentes precisam ser corrigidos em um ou mais desses órgãos: Ministério do Trabalho, Ministério da Previdência Social, INSS, Receita Federal ou Banco do Brasil (Pasep).
3. Pessoas com cargo em comissão também estão obrigadas a realizar a atualização cadastral?
Sim. Esses funcionários também precisam fazê-lo. Estão desobrigados somente os estagiários.
4. Se a pessoa não quiser realizar a atualização cadastral, o que acontecerá?
Um dos objetivos do eSocial é, por exemplo, expedir, via esse sistema, os comprovantes de rendimento para declaração do Imposto de Renda. Caso não seja feita a atualização cadastral, a pessoa pode ficar sem recebê-lo.
5. Se tiver dúvidas que não estão respondidas aqui, o que faço?
O recomendável é que encaminhe a pergunta para o Fale Conosco, neste site, pois a sua dúvida pode ser comum a outros servidores e a resposta pode ajudar muitos. Mas também pode entrar em contato com a unidade de Recursos Humanos à qual pertence.
1) O que é o Governo Digital
A identidade digital do cidadão, no âmbito do Governo do Paraná, se caracteriza como uma identificação eletrônica criada a partir de procedimentos de captura e validação biométrica associados à emissão de um documento de identificação oficial do Estado/PR (CNH ou RG).
2) O que é a Identidade Digital do Governo do Paraná?
O governo do Paraná impulsionado pela modernidade, inovação, mecanismos de alta segurança e mobilidade, está em constante busca na melhoria dos serviços prestados pela administração pública ao cidadão. A identidade digital no âmbito do Governo do Paraná é uma identificação eletrônica, criada a partir de procedimentos de captura e validação biométrica, associados à emissão de um documento de identificação oficial do Estado/PR (CNH ou RG) e um telefone celular pessoal. Segurança no acesso aos sistemas de informação e personalização nos serviços são pontos fortes que a identidade digital proporciona.
3) Por que fazer a Identidade Digital do Governo do Paraná?
A identidade digital trará, de forma segura, facilidades de acesso aos serviços fornecidos pelos órgãos do Governo do Estado do Paraná através da internet e de suas intranets. Possibilitando para cada servidor serviços personalizados nos sítios eletrônicos do Governo do Estado, aplicativos, mensagens eletrônicas enviadas via celular ou e-mail, de acordo com os dados informados no cadastro da identidade digital. Inúmeros serviços disponíveis atualmente passarão por modernização para acesso via identidade digital, entre eles o contracheque, contribuições previdenciárias, perícias médicas, Sistema de Assistência a Saúde, entre outros benefícios.
4) Quem pode ter Identidade Digital do Governo do Paraná?
Todos podem ter a Identidade Digital, desde que possua a CNH - Carteira Nacional de Habilitação emitida pelo DETRAN/PR ou a Carteira de Identidade do Paraná, devidamente cadastrada no sistema de RH Meta4. Também é necessário um celular próprio, que será utilizado no momento do cadastramento.
5) Quais documentos ou dados precisarei informar no cadastramento?
Será necessário informar o CPF, e-mail e estar com o seu celular em mãos. Não precisa estar de posse dos documentos.
6) Onde faço o cadastramento da Identidade Digital do Paraná?
Verifique no RH do órgão que você está vinculado, os locais que terão computadores configurados para o cadastramento da Identidade Digital. Estes computadores estarão habilitados a acessar a aplicação do Governo Digital do Paraná / Cadastro Identidade Digital, através do endereço https://cadastro.identidadedigital.pr.gov.br
7) O que é o Termo de Aceite?
O Termo de Aceite são as condições para que o cidadão/servidor possa acessar o Governo Digital, preservando a sua privacidade e permitindo os benefícios da personalização dos serviços. Será solicitado sua concordância no momento do cadastramento da identidade digital.
8) O passo a passo do CADASTRO da Identidade Digital?
- Digitar o número CPF.
- Posicionar o dedo indicador ou o polegar no leitor biométrico para a devida validação das digitais.
- Concordância do Termo de Aceite da Identidade Digital.
- Informar o e-mail de contato e o número do celular.
- Será enviado para o celular cadastrado um SMS com o código de segurança, que deverá ser digitado no sistema como confirmação e finalização do cadastro.
9) O que é o código de segurança recebido por SMS no meu celular?
Este código faz parte da segurança proposta com a identidade digital e, só você receberá esta combinação de números. Ele serve como senha e você deverá digitar este código no sistema de cadastramento da identidade digital, com isto, confirmará o cadastramento de sua identidade digital.
10) Não recebi o SMS no meu celular, o que faço?
Volte à tela anterior e informe novamente o número do celular para que o sistema envie outro SMS com novo código de segurança.
11) Deu erro no cadastramento, o que fazer?
Ligar para 3200-5007 - Central de Atendimento da CELEPAR e informar o erro apresentado no Sistema de Cadastramento da Identidade Digital.
12) Minha biometria não lê? O que devo fazer?
Aguarde, que na sequência serão chamados para um cadastramento presencial e diferenciado.
13) Após realizada a identificação, posso alterar o número do celular e/ou o e-mail? Como devo fazer?
Basta você realizar novo cadastramento da identidade digital que o sistema possibilitará atualizar estas informações.
14) O site é protegido?
Todos os elementos da aplicação são protegidos: desde a captura da biometria até as informações prestadas pelo cidadão. Ninguém a não ser o cidadão pode alterar suas informações.
15) Fiz meu cadastramento da identidade digital e agora?
Os serviços disponíveis atualmente passarão por modernização para acesso via identidade digital, entre eles o contracheque, contribuições previdenciárias, perícias médicas, Sistema de Assistência a Saúde, entre outros benefícios. Aguarde que nos próximos meses muitos serviços serão disponibilizados para acesso via identidade digital.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email atualiza@pr.gov.br